Carregando mapa ....

Data / Hora
Data(s) - 24/11/2018
15:00 - 18:00

Localização
Colossus Craft Brewery

Categorias


A Fizzlab, em conjunto com a Colossus Craft Brewery, vai promover no próximo dia 24 de Novembro pelas 15 horas, o workshop:

“Workshop de Defeitos na Cerveja”

O diacetilo, o ácido sulfídrico, o acetaldeído ou os fenóis são um defeito? Quais as soluções, se necessário? Este workshop pretende sensibilizar os produtores de cerveja, tanto profissionais como caseiros, bem como responsáveis de produto e apreciadores, à detecção e controlo dos principais defeitos e descritores da cerveja artesanal, através do treino sensorial.

É vital que o produtor de cerveja seja capaz de avaliar com rigor os seus próprios produtos, contribuindo desta forma para o aumento da qualidade da cerveja artesanal em geral. É com este propósito que promovemos esta formação, que tem como finalidade guiar na detecção de descritores e defeitos e ajudar a esclarecer de onde provêm. No caso de serem realmente defeitos, será igualmente discutido como os evitar.

Este workshop é também importante para aqueles que pretendem obter a certificação do Beer Judge Certification Program, pois a detecção de defeitos, descrição da sua possível origem e forma de os mitigar é componente obrigatória nos exames e em ambiente de competição certificada.

 

Num ambiente informal de camaradagem cervejeira, a sessão será guiada por Tito Santos e João Durães, co-fundadores da plataforma de serviços para a cerveja artesanal Fizzlab.pt. Engenheiros de formação, têm acumulado a seguinte experiência:

  • 11 anos de experiência em fabrico artesanal de cerveja apenas de grão.
  • Premiados no Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais.
  • Experiência de participação em painéis de referência de estudos académicos.
  • Primeiros juízes nacionais certificados pelo exigente Beer Judge Certification Program (n. E1863 e E1864).
  • Participação como juiz de referência em exames do Beer Judge Certification Program
  • Realização de análises a amostras de cerveja para diversas marcas nacionais, bem como consultadoria técnica.

Neste evento serão abordados 8 defeitos com o seguinte programa previsto:

15:00 – Recepção dos participantes

15:30 – Breve introdução à análise sensorial

15:45 – Características organolépticas dos principais constituintes da cerveja

16:00 – Análise (aroma e sabor) de cada defeito, com discussão dos principais descritores, causas e eventuais formas de o evitar

18:00 – Conclusões e confraternização

Uma vez que a sessão se vai realizar de tarde e para que os participantes tirem o maior partido da sessão, seguem algumas sugestões:

  • Evitar tomar café pelo menos 1 hora antes do inicio da sessão de prova.
  • Para os fumadores, evitar fumar durante os 30 a 60 minutos antes do inicio de prova;
  • Almoçar pelo menos 2 horas antes do inicio da prova;
  • Evitar usar colónias ou perfumes muito intensos;
  • As senhoras devem evitar usar batom.

Custo da participação: 35,00 EUR c/IVA, por pessoa.

Incluído no preço do bilhete está a participação no workshop e ainda uma cerveja à pressão no final da sessão, a obter na taproom da Colossus Craft Brewery, mediante a apresentação do bilhete.

O número de lugares está limitado a 15 pessoas e a inscrição deve ser efectuada obrigatoriamente até ao dia 22 de Novembro.

Faça já a sua reserva, pois a realização deste workshop está sujeito a numero mínimo de participantes. Assim que esse numero seja atingido, receberá um email com a confirmação e instruções de pagamento.

Ao adquirir um bilhete para os eventos organizados pela Fizzlab, o Cliente está a aceitar os nossos Termos e Condições

AVISO DE ALERGÉNIOS: durante este evento serão fornecidas amostras de cerveja contendo compostos com enxofre (sulfitos) e glúten.

Reservas

As reservas estão fechadas para este evento.

Share
This