Com a constante inovação no sector do processamento de lúpulo, existe agora um produto relativamente recente que poderá trazer vantagens a nível organoléptico, para o sector da cerveja artesanal.

A utilização do lúpulo na cerveja é realizada pelas suas propriedades bactericidas, por adicionar amargor à cerveja mas também pelas suas propriedades aromáticas que contém. Propriedades essas que são muito importantes em determinados estilos (India Pale Ales, por exemplo). Estas aromas estão localizados em óleos essenciais excretados pelas glândulas lupulinas, localizadas dentro do cone da “flor” da planta do lúpulo (ver imagens acima).

A utilização mais típica do lúpulo no processo de fabrico, passa pela adição da própria flor directamente ou, de forma mais corrente, pela adição de lúpulo já processado na forma de “pellets”. Este processamento é essencial na altura da colheita, sendo reduzido de imediato o seu teor de água e a flor comprimida em pellets e embalada, de forma a reduzir ao máximo a sua oxidação.

Recentemente, surgiu um novo produto no mercado que passa pela separação do pó produzido nas glândulas lupulinas, da maioria da matéria vegetal restante. Ou seja, é um produto que basicamente, só contém óleos essenciais. Teoricamente, a eliminção da matéria vegetal reduz a extracção total de polifenóis, bem como reduz a absorção de ácidos-alfa já isomerizados do mosto. Além disso, a utilização exclusiva de lupulina poderá se traduzir num expectável aumento dos aromas e sabores.

Por outro lado, a adição do pó de lupulina à cerveja em fermentação ou após a fermentação (dry hopping) pode ser complicada, uma vez que o seu peso é menor que os pellets, tornando difícil a sua entrada em suspensão. Isto poderá ser mitigado com a utilização de um circuito de re-circulação ligado ao fermentador, de forma a obter uma mistura o mais homogénea possível, no caso da adição ser efectuada durante ou após a fermentação.

No excelente artigo do blog do Scott Janish que pode ser consultado AQUI, aborda-se experimentalmente as diferenças reais entre a utilização deste novo produto e as tradicionais pellets.

Share
This